O ensino de termoquímica utilizando experimentação com material de baixo custo

Autores

  • Sabrina Oliveira Martins Universidade do Estado do Pará http://orcid.org/0000-0002-0800-1871
  • Josilene R Ferreira Universidade do Estado do Pará
  • Rosevane Lima Monteiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará/Tucuruí Campus Tucuruí.
  • Ronilson F Souza Departamento de Ciências Naturais/Grupo de Pesquisa em Química, Ensino de Química e Meio Ambiente, Campus XIX-Salvaterra, Universidade do Estado do Pará, 68860-000, Salvaterra-PA, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.069928

Palavras-chave:

Experimentação, Recursos alternativos, Termoquímica

Resumo

Este trabalho aborda a experimentação no ensino de termoquímica utilizando materiais de baixo custo. O trabalho aconteceu em uma escola localizada no município de Irituia, Pará, Brasil, contando com a participação de 58 alunos do 2° ano do ensino médio. Utilizou-se como metodologia oficinas temáticas divida em três momentos pedagógicos: no primeiro momento foi trabalhado a problematização inicial, que sondou o conhecimento prévio dos alunos; no segundo momento trabalhou-se a organização do conhecimento, com o esclarecimento do assunto em questão; e no terceiro momento foi realizada a aplicação do conhecimento, quando os alunos realizaram práticas experimentais demonstrando domínio no assunto estudado. Após a concretização da prática, discutiram questões relevantes ao experimento com a intenção de obter os resultados de forma mais dinâmica e proveitosa no que diz respeito ao assunto abordado. Os resultados obtidos mostraram uma maior participação e interesse dos alunos pelo conteúdo em questão, confirmando assim a aprendizagem em relação ao assunro abordado. Percebeu-se ainda que houve uma evolução do pensamento dos estudantes antes e depois da aplicação da oficina temática, confirmando que a aplicação de tal prática pedagógica é de fundamental importância para o aprimoramento do ensino de química nas escolas públicas

Biografia do Autor

Sabrina Oliveira Martins, Universidade do Estado do Pará

Departamento de Ciências Naturais/Grupo de Pesquisa em Química, Ensino de Química e Meio Ambiente, Campus XIX-Salvaterra, Universidade do Estado do Pará, 68860-000, Salvaterra-PA, Brasil

Josilene R Ferreira, Universidade do Estado do Pará

Departamento de Ciências Naturais/Grupo de Pesquisa em Química, Ensino de Química e Meio Ambiente, Campus XIX-Salvaterra, Universidade do Estado do Pará, 68860-000, Salvaterra-PA, Brasil

Rosevane Lima Monteiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará/Tucuruí Campus Tucuruí.

Professora curso Tecnico do IFPA Campus Tucuruí.

Ronilson F Souza, Departamento de Ciências Naturais/Grupo de Pesquisa em Química, Ensino de Química e Meio Ambiente, Campus XIX-Salvaterra, Universidade do Estado do Pará, 68860-000, Salvaterra-PA, Brasil

DCNA/CCSE/UEPA

Downloads

Publicado

2016-05-27

Edição

Seção

Jornada de TCC do Campus XIX/UEPA