Avaliação das condições higiênico-sanitárias em pizzarias na cidade de Marabá, Pará, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.069927Palavras-chave:
Check list, Pizzaria, QualidadeResumo
Objetivo do trabalho foi avaliar as condições higiênico-sanitárias de três pizzarias da cidade de Marabá-PA. Para avaliação dos estabelecimentos A, B e C foi desenvolvido com base nas RDC nº 216 e 275, um check-list composto por 57 perguntas relacionadas aos seguintes itens: I - Edificação, instalações, equipamentos, móveis e utensílios; II - Higienização de instalações, equipamentos, móveis e utensílios; III - Controle integrado de vetores e pragas urbanas; IV - Abastecimento de água; V- Manejo dos resíduos; VI - Manipuladores; VII - Matérias-primas, ingredientes e embalagens. Para a avaliação dos resultados foram utilizados os seguintes critérios: excelente > 91%; bom ≥ 70 a 90%; regular ≥ 50 a 69%; ruim ≥ 20 a 49% e péssimo < 19%. As pizzarias A, B e C apresentaram os seguintes resultados: item (I) 34%, 96% e 52%; item (II) 40%, 83% e 29%; item (III) 63%, 88% e 25%; item (IV) 70%, 95% e 50%; item (V) 67%, 100% e 59%; item (VI) 63%, 84% e 36%; item (VII) 50%, 93% e 50% respectivamente. Conclui-se que dentre a pizzaria B apresentou os maiores índices de conformidade aos itens analisados e os resultados encontrados nas pizzarias A e C, foram preocupantes, sendo assim, necessário a realização de cursos de boas práticas de fabricação aos manipuladores, para capacita-los conforme as atividades desenvolvidas. Concluiu-se que os estabelecimentos analisados somente um encontra-se em condição higiênico-sanitária adequada, sendo que o comprometimento de todos os envolvidos é uma condição básica para a eficácia na higiene.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.