Concepções sobre serpentes entre jovens estudantes do ensino médio: um diálogo entre ciência e cultura
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.069925Palavras-chave:
Etnoherpetologia, Serpentes, Educação ambientalResumo
O presente estudo desenvolveu-se com o objetivo de identificar as concepções que permeiam a visão etnoherpetológica, em relação às serpentes, entre alunos do ensino médio do município de Santa Izabel do Pará/ PA. Por serem animais considerados perigosos o desconhecimento de sua biologia provoca matança indiscriminada, o que futuramente poderá acarretar em um desequilíbrio ambiental. A partir de tal problemática o trabalho realizou o levantamento das concepções dos alunos em relação às serpentes através, de questionário prévio aplicado na escola e, posteriormente como ação educativo- ambiental de intervenção, uma palestra expositiva e dialogada, a fim de contribuir para a formação de consciência na conservação da fauna ofídica. A visita foi realizada no “Criadouro Comercial de Fauna Silvestre – Sítio Xerimbabo”. Por fim para análise da reflexão, referentes aos assuntos discutidos na palestra, onde a avaliação foi realizada através da observação dos indivíduos, registros em caderno de campo e gravações de áudio e imagem. Assim os resultados alcançados foram dispostos em categorias, onde a primeira parte da pesquisa apresentou-se com predomínio a categoria medo em relação a esses animais pela generalização de que todos são perigosos por serem peçonhentos, outra categoria freqüente mencionada pelos alunos foi a curiosidade despertada pelas peculiaridades apresentada por esse grupo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.