Educação Ambiental (EA) em espaços não formais de educação: a potencialidade da Escola Bíblica Dominical (EBD) para a formação de valores ambientais

Samantha Evelyn Alves da Costa, Sinaida Maria Vasconcelos Castro

Resumo


Este trabalho objetivou compreender como a EBD pode contribuir para a formação de valores ambientais e de uma cidadania ambiental atuante. A metodologia adotada investigou o perfil socioeconômico e a concepção de EA e meio ambiente dos professores de EBD da Assembléia de Deus-Templo Providência localizada no bairro Maracangalha em Belém-PA através de um questionário semi-estruturado e qual relação estabelecem entre bíblia e EA por meio de entrevistas a um grupo amostral, posteriormente foi ofertado um workshop de três encontros, e por fim realizaram-se novas entrevistas com o grupo amostral buscando avaliar os resultados da ação. Constatou-se com a pesquisa que os professores, em maioria, são, mulheres, pardos, estudantes, paraenses nascidos em Belém, solteiros, frequentam a igreja em questão entre 0 e 10 e proferem a fé protestante pelo mesmo tempo, sendo professores voluntários da EBD pelo período de 0 á 5 anos, os sujeitos compreendem meio ambiente como um lugar para se viver e EA como a construção de ações conscientes. O grupo amostral afirmou que a bíblia discursa sobre EA e sentem-se responsáveis por fazê-la, também que o bairro onde residem não é ambientalmente cuidado. Durante o workshop, o uso de pressupostos bíblicos para a construção de uma consciência ambiental, mostrou-se positivo, despertando o interesse do público-alvo para o tema e aproximando-o de sua cultura e realidade. As entrevistas realizadas após a ação demonstraram que os participantes compreendiam melhor o tema e estavam mais dispostos a dialogar com seus alunos sobre EA, demosntrando a potencialidade da EBD.


Palavras-chave


Educação Ambiental; EBD;meio ambiente

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.069922

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Samantha Evelyn Alves da Costa, Sinaida Maria Vasconcelos

Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.