Teatro de temática científica: uma proposta pedagógica lúdica possível na educação não formal de alunos do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.069919Palavras-chave:
Educação não formal, Teatro Científico, LudicidadeResumo
O professor de ciências naturais ao trabalhar os conteúdos científicos em sala de aula nem sempre tem sucesso, em grande parte dos casos, devido aos modelos de aulas utilizados. Na tentativa de contornar essa ocorrência, a atuação do docente necessita estar voltada a práticas pedagógicas que viabilizem um melhor ensino e aprendizagem. Dentre os inúmeros recursos didáticos que o professor pode se valer em sala de aula, para tornar suas aulas mais atrativas e dinâmicas, apresentamos neste trabalho o teatro de temática cientifica, que teve como objetivo promover a conscientização acerca do problema de saúde, dengue, através da encenação de uma peça teatral, intitulada: “corram que a dengue vem aí”. O trabalho foi desenvolvido com alunos do 5° ao 7º ano do ensino fundamental de duas escolas públicas da rede municipal de ensino, no município de Salvaterra, Pará. Ao final da encenação foi aplicado um questionário nas turmas para verificar se ocorreu aprendizagem do tema em questão, e com base em análises das respostas obtidas foi possível concluir que, os alunos tiveram uma melhor compreensão do conteúdo através da encenação teatral, os mesmos despertaram o interesse e ficaram entusiasmados com a forma que foi apresentado o conteúdo. Assim, o teatro configurou-se como um veículo transmissor de conhecimentos científicos, pois o seu uso facilitou a compressão dos alunos acerca do tema abordado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.