A contribuição da Creche Seara para uma alimentação saudável de crianças de 1 a 5 anos, no município de Santarém, Pará, Brasil

Autores

  • Lacildo Silva de Almeida UEPA
  • Maria do Rozário Costa dos Santos UEPA
  • Saiara Conceição de Jesus da Silva
  • Paulo Alexandre Panarra Neves Universidade Federal do Pará
  • Neriane Nascimento da Hora UEPA

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.069915

Palavras-chave:

Creche Seara, Alimentação saudável, Crianças.

Resumo

O estudo foi desenvolvido em uma instituição que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das crianças, especialmente daquelas cujas famílias se encontram em situação de vulnerabilidade social, a creche Centro Educacional João de Barro (CEJB) mantido pela Associação Santarena de Estudos e Aproveitamento dos Recursos da Amazônia (Seara), no município de Santarém, Pará. O presente trabalho teve como objetivo descrever as ações educativas, sócio- culturais e pedagógicas desenvolvidas no CEJB e identificar o perfil dos voluntários/ profissionais atuantes na creche. Quanto à metodologia, a pesquisa é um estudo de caso, de enfoque quanti-qualitativo, na qual se utilizou de observação, entrevista semi-estruturada com profissionais que atuam na creche, como diretora, coordenadoras, professores e nutricionista, e posteriormente, aplicação de um questionário destinado a 23 voluntários para conhecer melhor os trabalhos realizados na creche, bem como as práticas educativas desenvolvidas. A equipe de funcionários é ampla e diversificada, dentre os voluntários, destaca-se a participação dos pais, os integrantes da ONG denominada “Amigos da Alemanha” e um nutricionista. Constatou-se a importância da integração das instituições de ensino com as famílias das crianças para o desenvolvimento de práticas de promoção a saúde. Portanto, as ações educativas sobre alimentação saudável  desenvolvidas pela creche estão  contribuindo no combate as deficiências e carências alimentares de várias crianças de baixa renda das crianças atendidas pela creche, bem como na orientação dos pais e responsáveis das crianças que são atendidas para continuidades de boas práticas alimentares em casa.

Biografia do Autor

Lacildo Silva de Almeida, UEPA

Discente do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais - Biologia (UEPA-PARFOR)

Maria do Rozário Costa dos Santos, UEPA

Discente do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais - Biologia (UEPA-PARFOR)

Paulo Alexandre Panarra Neves, Universidade Federal do Pará

Graduado em Licenciatura Plena em Ciências Naturais com Habilitação em Química pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Atuou no Programa de Capacitação Institucional do Museu Paraense Emílio Goeldi (2014-2015). Participa do Grupo de Pesquisa em Química, Ensino de Química e Meio Ambiente (UEPA) e Química Medicinal e Inovação Terapêutica (UFPA). Atualmente é aluno do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (PPG-BIONORTE)

Downloads

Publicado

2016-05-27

Edição

Seção

Jornada de TCC do Campus XIX/UEPA