Análise elementar de cinco plantas medicinais comercializadas no mercado do Ver-o-Peso em Belém Pará, Brasil

Autores

  • Yuri Navarro Sousa
  • Maria Dulcimar Silva
  • Kelly Fernandes Dantas
  • Victor Bechir Diniz Universidade do estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.069914

Palavras-chave:

Chá, Metais, Plantas medicinais

Resumo

A humanidade faz uso de plantas medicinais para prevenção e o tratamento de diversas doenças desde a antiguidade até os tempos atuais, aproximadamente, 80% da população ainda utiliza esse recurso medicinal como um dos primeiros tipos de tratamento não convencional para cuidar da saúde. A população da Amazônia tem como hábito a utilização de várias plantas medicinais, por isso, este estudo teve como objetivo determinar a concentração de Ca, Fe, Mg, Mn e Zn em cinco plantas medicinais e em seus chás, comercializadas no Mercado do Ver-o-Peso, localizado na cidade de Belém-PA. As plantas estudadas foram: carqueja (Baccharis trimera), chapéu de couro (Echinodorus grandiflorus), confrei (Symphytum officinale L.), erva doce (Pimpinela anisum) e losna (Artemisia absinthium L.). As amostras foram digeridas em forno de micro-ondas com cavidade e, posteriormente, analisadas por espectrometria de absorção atômica com chama (FAAS). Os resultados mostraram que nos chás, as plantas que apresentaram os maiores teores dos elementos foram a losna para o Ca e Zn (3668,40 e 17,03 mg kg-1, respectivamente), o chapéu de couro para o Fe e Mn (282,38 e 156,64 mg kg-1, respectivamente) e a erva doce para o Mg com 2108,50 mg kg-1. A análise elementar em plantas medicinais serve como um dado complementar referente à sua avaliação nutricional, com isso, neste estudo foi possível constatar que as plantas analisadas não apresentam risco de toxicidade quando ingerido os seus chás.

Biografia do Autor

Victor Bechir Diniz, Universidade do estado do Pará

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Pará (2004), mestrado em Química pela Universidade Federal do Pará (2007) e doutorado em Química pela Universidade Federal do Pará (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Pará. , atuando principalmente nos seguintes temas: chá, metais, folhas e ervas medicinais.

Downloads

Publicado

2016-05-27

Como Citar

Sousa, Y. N., Silva, M. D., Dantas, K. F., & Diniz, V. B. (2016). Análise elementar de cinco plantas medicinais comercializadas no mercado do Ver-o-Peso em Belém Pará, Brasil. Scientia Plena, 12(6). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.069914

Edição

Seção

Jornada de TCC do Campus XIX/UEPA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)