A experimentação como instrumento para o ensino de titulação com uma turma de graduandos em licenciatura em Química

Autores

  • Paulo Wender Portal Gomes UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • Abraão de Jesus Barbosa Muribeca UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
  • Jhonnath Moreira Campos UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
  • Ana Paula Alves da Costa UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
  • Bettina Valda Malato UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
  • Diana do Socorro Câmara Silva UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
  • Ronilson Freitas de Souza UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.069911

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa, ensino de química, materiais alternativos, titulação.

Resumo

O presente trabalho teve por finalidade utilizar materiais alternativos e de baixo custo como instrumentos para utilizar experimentação de forma a propiciar uma aprendizagem significativa e contextualizada no ensino de Química. A atividade foi desenvolvida com alunos do primeiro semestre do curso de Licenciatura em Ciências Naturais - Habilitação em Química do Campus XIX da Universidade do Estado do Pará, localizado no município de Salvaterra –PA (ilha de Marajó). A estrutura alternativa para a realizar dos ensaios titulométricos foi confeccionada a partir da reutilização de materiais encontrados no dia-a-dia e pela compra de materiais descartáveis no comércio local. Foram realizados cinco ensaios titulométricos com dispersões comuns do dia-dia dos alunos: suco de frutas, extrato de tomate, mel, leite de magnésia e leite integral. Para realizar as práticas e discutir sobre os fenômenos observados a turma de 30 alunos foi dividida em grupos.  Posteriormente, os alunos elaboraram um texto dissertativo, com o propósito de avaliar a validação de aprendizagem com a utilização da ferramenta alternativa. Os dados obtidos permitiram diagnosticar que todos os indivíduos envolvidos na atividade aprovaram o uso da ferramenta enquanto um recurso pedagógico para o ensino de química. Acredita-se que a utilização da experimentação a partir de materiais alternativos potencializa sua eficácia nas relações de ensino e aprendizagem em Química.

Biografia do Autor

Paulo Wender Portal Gomes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Programa de Pós-graduação em Química

Universidade Federal do Pará

Bolsista do CNPq

CV: http://lattes.cnpq.br/6102293278640224

Abraão de Jesus Barbosa Muribeca, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

CV: http://lattes.cnpq.br/1006873022498893

Jhonnath Moreira Campos, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

Grupo de Pesquisa em Química, ensino de quimica e meio ambiente, campus XIX, UEPA.

Ana Paula Alves da Costa, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

CV: http://lattes.cnpq.br/5534806441054490

Bettina Valda Malato, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

CV: http://lattes.cnpq.br/1643462761266518

Diana do Socorro Câmara Silva, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

CV: http://lattes.cnpq.br/2756412947289596

Ronilson Freitas de Souza, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

CV: http://lattes.cnpq.br/0747461930362318

Downloads

Publicado

2016-05-27

Edição

Seção

Jornada de TCC do Campus XIX/UEPA