Clube de Ciências e as Tendências Educacionais Aplicadas no Contexto Regional Amazônico
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.069905Palavras-chave:
Clube de Ciências, Tendências Educacionais, Açaí.Resumo
Clube de Ciências é um ambiente pedagógico onde os graduandos e alunos têm oportunidade de elaborar pesquisas sobre ciências. Logo, o objetivo desse trabalho foi verificar de que forma o uso de tendências educacionais, utilizando o tema açaí pode contribuir para o processo ensino-aprendizagem de Ciências, no espaço do Clube de Ciências. Bem como, investigar o uso da interdisciplinaridade e contextualização que possibilite uma prática docente mais significativa valorizando o saber da região. As bases metodológicas da pesquisa se deu pela aplicação de uma pesquisa de campo realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental General Osório Cametá, Pará, Brasil (local do Clube de Ciências), com os alunos das 8ª Séries (sócios mirins participantes do Clube de Ciências), utilizando procedimentos como observações, questionários e prognósticos no intuito de se recolher dados da pesquisa. Neste desenvolvimento pode se visualizar a eficácia da utilização de metodologias como a experimentação, teatro, jogos, entre outros; dentro de uma ambientação sociocultural e interdisciplinar. Bem como a oportunidade de vivenciar ambientes alternativos de ensino e de popularização da ciência como os Clubes de Ciências que possibilita o aperfeiçoamento de atuais e futures professores, além de favorecer a interação aluno-professor, onde ambos se encontram em um processo de construção de conhecimento cientifico justificado, elaborando pesquisas, desenvolvendo experimentos, criando projetos, sentindo-se autônomos e criativos e contribuindo positivamente para o progresso da ciência e da sociedade.
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