Clube de Ciências e as Tendências Educacionais Aplicadas no Contexto Regional Amazônico

Autores

  • Luely Oliveira da Silva Universidade do Estado do Pará
  • Solange da Cruz Alves Universidade do Estado do Pará
  • Raimundo Ribeiro de Farias Universidade do Estado do Pará
  • Relrison de Jesus Moraes da Cruz Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.069905

Palavras-chave:

Clube de Ciências, Tendências Educacionais, Açaí.

Resumo

Clube de Ciências é um ambiente pedagógico onde os graduandos e alunos têm oportunidade de elaborar pesquisas sobre ciências. Logo, o objetivo desse trabalho foi verificar de que forma o uso de tendências educacionais, utilizando o tema açaí pode contribuir para o processo ensino-aprendizagem de Ciências, no espaço do Clube de Ciências. Bem como, investigar o uso da interdisciplinaridade e contextualização que possibilite uma prática docente mais significativa valorizando o saber da região. As bases metodológicas da pesquisa se deu pela aplicação de uma pesquisa de campo realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental General Osório Cametá, Pará, Brasil (local do Clube de Ciências), com os alunos das 8ª Séries (sócios mirins participantes do Clube de Ciências), utilizando procedimentos como observações, questionários e prognósticos no intuito de se recolher dados da pesquisa. Neste desenvolvimento pode se visualizar a eficácia da utilização de metodologias como a experimentação, teatro, jogos, entre outros; dentro de uma ambientação sociocultural e interdisciplinar. Bem como a oportunidade de vivenciar ambientes alternativos de ensino e de popularização da ciência como os Clubes de Ciências que possibilita o aperfeiçoamento de atuais e futures professores, além de favorecer a interação aluno-professor, onde ambos se encontram em um processo de construção de conhecimento cientifico justificado, elaborando pesquisas, desenvolvendo experimentos, criando projetos, sentindo-se autônomos e criativos e contribuindo positivamente para o progresso da ciência e da sociedade.

Biografia do Autor

Luely Oliveira da Silva, Universidade do Estado do Pará

http://lattes.cnpq.br/5926132844102399

Solange da Cruz Alves, Universidade do Estado do Pará

http://lattes.cnpq.br/1066333580651380

Raimundo Ribeiro de Farias, Universidade do Estado do Pará

http://lattes.cnpq.br/1532177307568753

Relrison de Jesus Moraes da Cruz, Universidade do Estado do Pará

 http://lattes.cnpq.br/5842077737350176

Downloads

Publicado

2016-05-27

Como Citar

da Silva, L. O., Alves, S. da C., de Farias, R. R., & da Cruz, R. de J. M. (2016). Clube de Ciências e as Tendências Educacionais Aplicadas no Contexto Regional Amazônico. Scientia Plena, 12(6). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.069905

Edição

Seção

Jornada de TCC do Campus XIX/UEPA