Métodos semiempíricos de química quântica no ensino da entalpia das reações químicas

Autores

  • Lucas de Sousa Martins Universidade do Estado do Pará
  • Anderson Henrique Lima e Lima Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil. ICEN

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.069903

Palavras-chave:

Química computacional, Entalpia, Ensino de Química

Resumo

A carência de métodos para auxiliar o ensino Química torna o assunto desafiador diante das didáticas de ensino. No entanto, pesquisas têm sido feitas para propor novas metodologias que visam contribuir neste sentido. Dentre as propostas, o uso do computador no auxílio ao aprendizado se destaca como sendo uma das mais promissoras. Essa metodologia pode ser bem-vinda no tratamento didático da entalpia, pois, entender esse significado requer conhecer o problema que lhe deu origem e o encaminhamento da sua solução. Neste sentido, foram realizadas simulações em um software de análise química teórica, a fim de obter a entalpia de algumas reações e compará-las com as suas entalpias experimentais. Além disso, fez-se a aplicação desse método junto a graduandos em química para verificar a viabilidade em aplicar esta atividade. Assim, este trabalho apresenta a Química computacional através de métodos quânticos semiempíricos como complemento ao ensino de entalpia das reações Químicas na graduação.

Biografia do Autor

Lucas de Sousa Martins, Universidade do Estado do Pará

UEPA - Campus Barcarena-PA

Anderson Henrique Lima e Lima, Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil. ICEN

http://lattes.cnpq.br/2589872959709848

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Publicado

2016-05-27

Edição

Seção

Jornada de TCC do Campus XIX/UEPA