O Processo de Metropolização Brasileiro: evolução e institucionalização das RM’s

Autores

  • Cassio Roberto Conceição Menezes Universidade Federal de Sergipe

Resumo

A análise das transformações sócioespaciais que desencadearam o processo de metropolização brasileiro, sua evolução e institucionalização das RM’s é o principal objetivo deste artigo. De forma específica, procurou-se apontar os efeitos desse fenômeno sobre o território e seus moradores, o que se fez através de pesquisa exploratória e descritiva que, a priori, teve a necessidade de um levantamento bibliográfico feito a partir de trabalhos já desenvolvidos nessa área. No primeiro momento é traçado um percurso linear da evolução do objeto de estudo e, na sequência, buscou-se mostrar o papel do Estado para o reconhecimento das áreas metropolitanas. Os principais resultados desse estudo indicam que os moradores das RM’s, em geral, não são naturais da região e que o acesso aos bens urbanísticos nem sempre lhes foi assegurados. Observou-se também um crescimento tendencial dos aglomerados e, consequentemente, um aumento consubstancial dos contingentes humanos ali fixados. Quanto ao reconhecimento das RM’s, percebe-se forte ação da União, de forma autoritária e concentradora, no desenvolvimento de políticas urbanas que favoreceu um crescimento vertiginoso, compartimentado e estanque.

Palavras-Chave: Crescimento Urbano, Regiões Metropolitanas, Papel do Estado.

Biografia do Autor

Cassio Roberto Conceição Menezes, Universidade Federal de Sergipe

Coordena o projeto de pesquisa intitulado "Evolução das Infrações de Trânsito..." aprovação e registro no CEP/UNIT, nº 010710. Cursou com aproveitamento a disciplina isolada - Teoria das Instituições, no Mestrado de Sociologia/UFS. É Especialista em Gestão Urbana e Planejamento Municipal pela Universidade Federal de Sergipe (2010) e possui Graduação em Administração pela Universidade Tiradentes (2008). Atuou como facilitador dos educadores do Programa de Inclusão de Jovens - Projovem Urbano e atualmente é servidor público, com vínculo na Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte de São Cristóvão (30h/s) Tem experiência na área de Administração, Educação e Planejamento Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Urbano, Planejamento Estratégico de Recursos Humanos, Melhoria no Ensino, Educação a Distância no Brasil, Inovação e Empregabilidade. 

Downloads

Publicado

2011-03-11

Como Citar

Menezes, C. R. C. (2011). O Processo de Metropolização Brasileiro: evolução e institucionalização das RM’s. Scientia Plena, 7(2). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/303