Estimação da área foliar do capim Xaraés por meio de medidas lineares

Autores

  • L. Galzerano Universidade Estadual Paulista - Unesp Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal
  • E. B. Malheiros UNESP
  • A. C. Ruggieri UNESP
  • E. Raposo UNESP
  • E. S. Morgado UNESP
  • G. P. Caputti UNESP
  • J. P. R. Costa UNESP
  • W. L. Silva` UNESP

Palavras-chave:

dimensão foliar, ecofisiologia, forragem

Resumo

O experimento foi conduzido na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” /UNESP, Campus de Jaboticabal. Para realização deste estudo foram coletadas 15 folhas ao acaso do capim Brachiaria brizantha cv. Xaraés em fevereiro de 2010 quando o capim encontrava-se com 25 dias de rebrotação (terceiro corte), com objetivo de se estimar por meio de dimensões lineares, a área foliar. Avaliou-se correlações entre a área foliar real (AFR) e o produto do comprimento e a largura máxima das folhas (C x L), o comprimento máximo das folhas (C) e a largura máxima das folhas (L). Utilizou-se neste estudo folhas de diferentes tamanhos e posições no dossel. Os resultados permitem concluir que a estimativa da área foliar do capim Xaraés pode ser realizada utilizando-se a dimensão do comprimento foliar a qual gerou a equação AFR= 0,56 x (C) com coeficiente de determinação de 0,95.

Biografia do Autor

L. Galzerano, Universidade Estadual Paulista - Unesp Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal

Lic. em Ciências Agrícolas e mestre em Zootecnia pela UFRRJ, Aperfeiçoamento em Didática pela Università degli Studi della Basilicata UNINAS Itália, Doutorando em Zootecnia pela Unesp de Jaboticabal com estágio doutoral na University of Florida USA.

Downloads

Publicado

2012-03-02

Como Citar

Galzerano, L., Malheiros, E. B., Ruggieri, A. C., Raposo, E., Morgado, E. S., Caputti, G. P., Costa, J. P. R., & Silva`, W. L. (2012). Estimação da área foliar do capim Xaraés por meio de medidas lineares. Scientia Plena, 8(2). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/300