Utilização de produtos naturais da região do Xingu em experimentos didáticos para o ensino de Química Orgânica

Autores

  • JADSON ROBÉRIO LEAL DE LACERDA Universidade do Estado do Pará, Campus IX - Altamira
  • RIVALDO PEREIRA REIS Universidade do Estado do Pará, Campus IX-Altamira
  • MARCOS ANTONIO BARROS DOS SANTOS Universidade do Estado do Pará Centro de Ciências Sociais e Educação

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.069901

Palavras-chave:

Ensino de Química Orgânica, Experiência, Óleo Essencial

Resumo

A experimentação e a contextualização no ensino de Química são aliadas no processo de ensino – aprendizagem, por facilitar e motivar os alunos na compreensão dos conteúdos e também por ajudar a desenvolver a capacidade de compreender os fenômenos químicos presente em seu dia – a – dia. O emprego de aulas práticas experimentais torna – se uma estratégia didática importante para o processo de construção de conhecimento científico estimulando assim o caráter investigativo do aluno, vale ressaltar a importância da teoria com a prática para construção do conhecimento. A pesquisa foi desenvolvida na E.E.E.M Polivalente, no município de Altamira – PA com a turma do 3º ano do ensino médio turno da tarde. A prática foi realizada com a presença de 30 (trinta) alunos e dividida em 03 (três) momentos; aula dialogada e participativa onde foram introduzidos os conceitos facilitadores na aprendizagem de compostos Químicos, uma atividade experimental utilizando materiais de fácil acesso e de baixo custo na construção de um extrator artesanal para a extração de óleo essencial da planta Alfavaca (Ocimum Basilicum L.), e a aplicação de um questionário com o intuito de verificar a aprendizagem por parte dos estudantes. Os resultados permitiram perceber a interferência do ensino formal quando se pretende mediar aprendizagens por descoberta e em que medida a experimentação pode tornar a aprendizagem significativa. Diante dos resultados obtidos com a experiência em sala de aula com os alunos conclui que apesar dos professores acharem a experimentação um recurso importante para o processo de ensino aprendizagem eles poucos utilizam essa prática.

 [SP1]Usar fonte Times New Roman Resumo, tamanho 10.

Biografia do Autor

JADSON ROBÉRIO LEAL DE LACERDA, Universidade do Estado do Pará, Campus IX - Altamira

Curso de Licenciatura em Ciências Naturais

RIVALDO PEREIRA REIS, Universidade do Estado do Pará, Campus IX-Altamira

Curso de Licenciatura em Ciências Naturais

MARCOS ANTONIO BARROS DOS SANTOS, Universidade do Estado do Pará Centro de Ciências Sociais e Educação

Departamento de Ciências Naturais, DCNA, CCSE.

Grupo de Química Computacional no Ensino e Pesquisa de Ciências Naturais.

Downloads

Publicado

2016-05-27

Edição

Seção

Jornada de TCC do Campus XIX/UEPA