Estudo da Adsorção De Poluentes Orgânicos Em Materiais Poliméricos.

Simonise Figueiredo Amarante, Carlos Alexandre Borges Garcia, Cintya D'Angeles do Espírito Santo Barbosa

Resumo


A poluição de cursos d’água por efluentes contendo corantes gera grande preocupação. Até o presente momento não há um método geral para a descontaminação de efluentes aquosos da indústria têxtil. O processo de adsorção vem se destacando no setor industrial, devido, principalmente, ao baixo custo e eficiência nas taxas de remoção. A adsorção de corantes industriais por esferas de quitosana mostrou que, com o aumento da concentração do corante Turquesa G 133% Remazol aumenta a capacidade adsortiva das esferas. Testes com efluente real demonstrou que a capacidade de adsorção do material foi menor do que a observada com o uso do corante sintético, entretanto, após 24 horas verificou-se uma queda significativa da absorbância da amostra, mostrando que o material sintetizado é promissor.


Palavras-chave


adsorção, corantes, esferas de quitosana

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.054202

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Simonise Figueiredo Amarante, Carlos Alexandre Borges Garcia, Cintya D'Angeles do Espírito Santo Barbosa

Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.