Potencial antifúngico de quitosanases extracelulares de Fusarium solani FA14 contra os fitopatógenos Aspergillus niger, Colletotrichum gloeosporioides e Lasiodiplodia theobromae
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.126202Palavras-chave:
Fungo anemófilo, Quitosanases extracelulares, Atividade antifúngica.Resumo
O trabalho reporta o potencial antifúngico de quitosanases extracelulares do fungo Fusarium solani FA14 contra os fitopatógenos Aspergillus niger, Colletotrichum gloeosporioides e Lasiodiplodia theobromae. Inicialmente, a cepa foi submetida a ensaio de atividade quitosanase (AQ) e se mostrou ativa, com valor de AQ igual a 1,1 significantemente igual (p<0,05) ao do controle positivo, Penicillium sp. Posteriormente a cepa foi empregada como fonte de quitosanases extracelulares para avaliar o percentual de inibição do crescimento (PIC) dos fungos Aspergillus niger, Colletotrichum gloeosporioides, Lasiodiplodia theobromae. Como resultado, o extrato enzimático de F. solani FA14 se mostrou ativo contra todos os fungos desafiados, com valores de PIC variando de 21 a 64%, significantemente maiores (p<0,05) do que os dos extratos do Penicillium sp. O extrato enzimático do F. solani FA14 apresentou atividade antifúngica mais expressiva contra o fitopatógeno Lasiodiplodia theobromae, com valor de PIC igual a 64%, significantemente maior (p<0,05) do que os dos extratos do Penicillium sp. (PIC = 50%).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.