Perspectivas didáticas atuais para a matemática no ensino médio

Autores

  • Shirleyde Dias Dias do Nascimento Universidade Federal de Sergipe
  • Divanizia Souza Universidade Federal de Sergipe
  • Ana Cacia Santos Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112711

Palavras-chave:

Ensino Médio, Contextualização, Interdisciplinaridade

Resumo

Esse trabalho teve como objetivo fomentar uma discussão no tocante as perspectivas didáticas atuais para o ensino da matemática no ensino médio a partir das recomendações presentes nos documentos oficiais que fundamentam esse ensino. Buscou-se discutir sobre o tratamento didático, que apontam propostas de currículos a serem desenvolvidas pelas escolas devem incluir competências básicas, conteúdos e formas de tratamento dos conteúdos coerentes com os princípios pedagógicos de identidade, diversidade e autonomia, e também os princípios de interdisciplinaridade e contextualização, adotados como estruturadores do currículo do Ensino Médio.  E a posterior por uma análise dos resultados obtidos através de uma investigação para sabermos como a contextualização e a interdisciplinaridade têm sido interpretadas no exercício da prática do docente de matemática; como mobilizam o interesse dos discentes pela matemática como os discentes percebem a importância da matemática e como esperam que seja ensinada. Para tanto, nos reportamos a contribuições teóricas  introduzido por Passos (2006), Charlot (2000, 2005 ) e ainda,  por Santomé (1998),Tufano (2001), Ole Skovsmose  (2001) D´Ambrosio (1989).

 

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Publicado

2016-11-21

Edição

Seção

IX Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade