Participação em aulas de educação física e atitudes positivas para a prática de atividade física em adolescentes do estado de Sergipe, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.082801Palavras-chave:
Atividade Motora, Educação Física, AdolescentesResumo
Introdução: A participação nas aulas de educação física pode oferecer oportunidades aos adolescentes de experimentar e de apreciar um estilo de vida fisicamente ativo. Objetivo: Analisar a associação entre participação em aulas de educação física e atitudes positivas para a prática de atividade física em adolescentes. Métodos: Trata-se de um estudo transversal de base escolar com amostra representativa de estudantes do ensino médio da rede pública estadual de Sergipe (n= 3.992, 14 a 19 anos de idade). Os dados foram coletados mediante questionário auto administrado. Foram analisadas atitudes como: realizar atividade física no tempo livre e preferir atividades de lazer fisicamente ativas a atividades sedentárias. Recorreu-se à regressão logística binária para análise de associação entre as variáveis. Resultados: Os adolescentes que relataram participar das aulas de educação física apresentaram mais chances de preferir atividades de lazer fisicamente ativas (OR=1,69; 1,45-1,96) e realizar atividades físicas no tempo livre (OR=2,00; 1,72-2,31). Conclusão: Os resultados indicam que a participação nas aulas de educação física pode ser um fator importante para reduzir a inatividade física entre os adolescentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.