As linhas projetuais paisagísticas e as áreas das praças de Curitiba-PR
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.099901Palavras-chave:
arborização urbana, impermeabilização, paisagismoResumo
As praças trazem benefícios ecológicos para as cidades, tanto por suas áreas compostas por vegetação, quanto pela permeabilidade do solo, que proporciona a drenagem de águas pluviais. O objetivo desta pesquisa foi medir e caracterizar as áreas impermeáveis das praças de Curitiba-PR, e relacioná-las com às linhas projetuais paisagísticas predominantes na época em que as praças foram criadas, sendo elas as linhas eclética (1783 – 1933), moderna (1934 – 1989) e contemporânea (1990 – atual). Para isso, foram medidas a área total, permeável e impermeável de 32 praças da cidade. Foram encontradas praças com área total entre 541,00 m² e 37.113,00 m². Do total, 75% das praças possuem área superior a 2.500m², conforme definição estabelecida pela legislação municipal. As praças apresentaram área impermeável que variaram de 0% a 99,1%, sendo que as praças seguiram as características típicas das linhas projetuais paisagísticas dominantes em suas datas de criação, com maior proporção de impermeabilização do solo na época da linha eclética.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.