Caracterização morfológica e climática da sub-bacia do córrego Cana-Brava do município de Guaraciama – MG

Autores

  • Fábio Ponciano de Deus Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Lucas Alves da Silva Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Antônio Marciano da Silva Universidade Federal de Lavras
  • Gilberto Coelho Universidade Federal de Lavras - UFLA

Resumo

O objetivo deste trabalho foi caracterizar morfométrica e climaticamente a sub-bacia hidrográfica do córrego Cana-Brava do município de Guaraciama - MG, além de gerar modelos topográficos da área. Esta sub-bacia é representativa da região do Alto Jequitinhonha, sendo pertencente à UPGRH – JQ1. As informações foram extraídas da carta topográfica vetorial do mapeamento sistemático do município de Bocaiúva – MG, com o intuito gerar os resultados dos índices morfométricos e os modelos topográficos da área de estudo. Os softwares utilizados para estas atividades foram o AutoCAD 2004 e o ArcGIS 9.1. Também foram extraídas informações de séries históricas normais mensais e anuais de temperatura média, precipitação média, umidade relativa e evaporação total, disponíveis nas Normais Climatológicas (1961 a 1990) de 8 estações climatológicas do estado de Minas Gerais próximas à área de estudo, com o intuito de espacializar o parâmetro pelo software ArcGIS 9.1. Contudo, em se tratando da caracterização morfométrica, observou-se que a sub-bacia possui tendência mediana a grandes enchentes, média densidade de drenagem e predominância de relevo plano na área. Em termos de clima, pode-se concluir que há sazonalidade da precipitação e inexistência de período de inverno característico. E por fim, o software ArcGIS 9.1 apresentou-se com um importante e fundamental instrumento para estudos relacionados à hidrologia.

Biografia do Autor

Fábio Ponciano de Deus, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Graduado e Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), e atualmente Doutorando em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Lucas Alves da Silva, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Doutorando em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras.

Antônio Marciano da Silva, Universidade Federal de Lavras

Professor titular do departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras

Gilberto Coelho, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Professor do departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras

Downloads

Publicado

2011-09-09

Como Citar

Deus, F. P. de, Silva, L. A. da, Silva, A. M. da, & Coelho, G. (2011). Caracterização morfológica e climática da sub-bacia do córrego Cana-Brava do município de Guaraciama – MG. Scientia Plena, 7(8). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/291