Estágio Curricular Supervisionado: o Papel do Supervisor na Formação Profissional do Discente de Engenharia de Produção

Autores

  • Márcia Neves Ferreira Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ Av. Maracanã, 229 - Maracanã Rio de Janeiro - RJ - 20271-110 - Brasil MSG- LATEC / UFF
  • Augusto da Cunha Reis Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção e Sistemas. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ MSG- LATEC / UFF

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.023601

Palavras-chave:

estágio, supervisor do estágio, engenharia de produção

Resumo

O estágio visa ao aprendizado de competências próprias do curso e aproxima teoria e prática. Assim, o presente artigo tem como objetivo contribuir para a discussão em torno da importância do supervisor de estágio na formação profissional do discente. Entende-se que é fundamental para a garantia do estágio, como um ato educativo, uma articulação entre instituição de ensino, professor orientador, coordenador de estágio, estagiário e supervisor de estágio. No entanto, este estudo se desdobra em subsídios que respaldam o supervisor de estágio como um parceiro para assegurar uma formação profissional de qualidade, sendo capaz de desenvolver no estagiário valores e respostas as demandas inerentes do mercado de trabalho. A pesquisa foi realizada no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ, no segundo semestre de 2015 com uma amostra de 55 discentes matriculados na disciplina de estágio supervisionado do curso de graduação em engenharia de produção. Os dados foram coletados por meio de questionário estruturado. Os resultados revelam que os estudantes estão satisfeitos com a orientação recebida pelos seus supervisores de estágio, ainda observou-se que os supervisores estão comprometidos com o processo pedagógico envolvido na prática profissional. 

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Publicado

2016-02-25