O método científico na visão de graduandos em ciências biológicas - licenciatura da Universidade Federal de Sergipe/Campus São Cristóvão

Autores

  • Laís De Jesus Carvalho Universidade Federal de Sergipe
  • Ismael De Almeida Universidade Federal de Sergipe
  • Carmen Regina Parisotto Guimarães Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112705

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Ciências, Método científico

Resumo

O Ensino de Ciências normalmente apresenta um amplo direcionamento à exploração do produto final das atividades e não o processo de construção do conhecimento científico. Dessa forma, nota-se a importância de conhecer quais concepções de método científico graduandos em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe possuem, já que tais concepções podem interferir na sua forma de aprendizagem. Foram aplicados 88 questionários a fim de conhecer essas concepções. Observou-se que os graduandos, em sua maior parte, vêem o Método científico como um conjunto de normas ou um sistema de pesquisas padronizado em que há sempre a observação de um fato para elaboração de uma teoria. Dessa forma, faz-se necessária uma maior discussão sobre como o conhecimento científico é produzido e sua importância para a sociedade.

Biografia do Autor

Laís De Jesus Carvalho, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe. Atualmente, é mestranda em Ensino de Ciências e Matemática, pelo programa NPGECIMA/UFS. Participa do grupo de pesquisa do Núcleo de Ecossistemas Costeiros na Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e Biologia.

 

Ismael De Almeida, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe. Atualmente, é mestrando em Ensino de Ciências e Matemática, pelo programa NPGECIMA/UFS. Participa do grupo de pesquisa do Núcleo de Ecossistemas Costeiros na Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e Biologia.

Carmen Regina Parisotto Guimarães, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Federal de Sergipe (1985), mestrado em Educação, na área de Metodologia de Ensino, pela Universidade Federal de São Carlos (1992) e doutorado em Geologia, na área de Geologia Marinha, Costeira e Sedimentar, pela Universidade Federal da Bahia. É professora da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em sedimentos superficiais e comunidades bentônicas, atuando também em ensino de ciências e educação ambiental em ambientes costeiros.

Downloads

Publicado

2016-11-21

Como Citar

Carvalho, L. D. J., Almeida, I. D., & Guimarães, C. R. P. (2016). O método científico na visão de graduandos em ciências biológicas - licenciatura da Universidade Federal de Sergipe/Campus São Cristóvão. Scientia Plena, 12(11). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112705

Edição

Seção

IX Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)