Investigando a prática pedagógica dos professores de ciências no município de Barra dos Coqueiros/SE: abordagem do tema manguezal

Autores

  • Aldeci dos Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Carlos Alberto Vasconcelos Depto de Educação do Campus prof. Alberto Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112701

Palavras-chave:

Aulas de ciências, Prática pedagógica, Manguezal

Resumo

­­­­­­­­­­­O referido artigo objetivou investigar a prática pedagógica dos professores de ciências em escolas do município de Barra dos Coqueiros/SE, quanto à abordagem do tema manguezais. A metodologia foi baseada na aplicação de questionários para professores que ministram aulas de Ciências nas turmas do 6º ano, de escolas das redes pública e particular, visando analisar de que forma o tema manguezal é abordado durante suas aulas de Ciências. Segundo os professores entrevistados, a principal fonte de referência utilizada continua sendo o livro didático; de acordo com os professores entrevistados, o livro didático não é o único recurso utilizado, tendo os mesmos a preocupação em buscar outros recursos para o planejamento de suas aulas; além disso, a maioria relaciona os conteúdos ministrados em suas aulas ao que os alunos vivenciam em seu cotidiano.

Biografia do Autor

Aldeci dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Biológa e Mestranda do PPGECIMA

Carlos Alberto Vasconcelos, Depto de Educação do Campus prof. Alberto Carvalho

Prof. Pós Doutor em Educação

Downloads

Publicado

2016-11-21

Como Citar

Santos, A. dos, & Vasconcelos, C. A. (2016). Investigando a prática pedagógica dos professores de ciências no município de Barra dos Coqueiros/SE: abordagem do tema manguezal. Scientia Plena, 12(11). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112701

Edição

Seção

IX Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)