Análise da ocorrência de neoplasias na microrregião de Vitória da Conquista, Bahia
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.016002Palavras-chave:
neoplasias gástricas, neoplasias da próstata, carcinoma ductal.Resumo
A incidência de neoplasias de mama, estômago e próstata têm aumentado consideravelmente no mundo, decorrente das mudanças no perfil de morbidade e mortalidade. Estudos acerca da ocorrência deste tipo de patologia fornecem informações sobre o perfil epidemiológico de determinada região, o que reflete diretamente a importância do estudo no controle e prevenção da doença, além do desenvolvimento de medidas para tratamento. Deste modo, o objetivo deste estudo foi analisar a ocorrência de neoplasias de mama, de próstata e de estômago, bem como caracterizar seu perfil histopatológico, na microrregião de Vitória da Conquista, Bahia. Foram analisados 3269 pacientes, correspondentes ao período de 2009 a 2013, disponibilizados pelo Laboratório de Anatomia Patológica e Citopatologia MICRO, através da aplicação de um questionário para análise de variáveis como gênero, idade, ano da biópsia, neoplasia diagnosticada e seu subtipo histológico. Dentre as neoplasias investigadas, próstata mostrou-se mais ocorrente, correspondendo a 70,5% dos laudos analisados. Seguido de mama, que apresentou como subtipo histológico mais frequente o carcinoma ductal infiltrante. O adenocarcinoma gástrico do tipo intestinal foi o tipo histológico predominante encontrado na coleta dentre as neoplasias do estômago. Deste modo, o estudo fornece uma base acerca do perfil de ocorrência das neoplasias na microrregião de Vitória da Conquista, indicando que estas seguem os padrões epidemiológicos relatados anteriormente para outras regiões.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.