Dinâmica do mercado mundial de papel entre 1961 e 2010
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.047301Palavras-chave:
Economia florestal, setor papeleiro, taxa geométrica de crescimento, risco e retorno financeiroResumo
Este estudo teve por objetivo caracterizar o mercado mundial de papel e analisar a tendência da produção e a relação risco/retorno das importações e exportações no período de 1961 a 2010. Foram empregados dados anuais de produção, importação e exportação de papel disponibilizados pela Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO) os quais foram agrupados em décadas, perfazendo as cinco décadas referente ao período analisado. A caracterização do setor foi realizada por meio da análise da participação percentual de cada continente, em cada década analisada, na produção de papel e a tendência de crescimento da produção por meio da taxa geométrica de crescimento (TGC). Para a obtenção da relação risco/retorno, admitiu-se a TGC como indicativo de retorno e o coeficiente de variação como indicativo dos riscos. Verificou-se que entre 1961 e 2010, a produção de papel ficou concentrada nos países dos continentes americano e europeu, caracterizando-se pela crescente produção da Ásia e decrescente produção da América. As taxas geométricas de crescimento apresentaram variações entre comportamento crescente e decrescente e sempre com valores positivos, com exceção do continente americano na década de 2000. As importações internacionais de papel apresentaram, com exceção do mercado asiático, uma tendência simétrica para a relação risco/retorno com desempenho similar para as exportações. O comportamento das reações risco/retorno indicaram que o mercado de papel é um investimento atrativo para o capital privado.Downloads
Publicado
2016-04-08
Como Citar
Ribeiro Neto, D. de F., & Soares, T. S. (2016). Dinâmica do mercado mundial de papel entre 1961 e 2010. Scientia Plena, 12(4). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.047301
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.