Jogos didáticos para o ensino de Astronomia no Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.020701Palavras-chave:
Ensino de Astronomia, Jogos Didáticos, PIBIDResumo
A Astronomia, apesar de presente em salas de aulas, por vezes, se apresenta como uma série de conteúdos de difícil entendimento. A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), evento realizado desde 1998, foi criada como um importante recurso pedagógico, um instrumento de divulgação que objetiva estimular o interesse dos jovens sobre o tema, atuar como importante auxiliar na aprendizagem, de forma a contribuir para a melhoria do rendimento escolar. O presente trabalho apresenta três jogos didáticos desenvolvidos e aplicados em uma escola pública do Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, com vistas à preparação de alunos do Ensino Fundamental para participação na OBA. Os jogos foram confeccionados com materiais de baixo custo e fácil aquisição. Para avaliação da usabilidade dos jogos, a compreensão e a clareza das regras, foi aplicado um questionário composto por oito questões fechadas e uma questão aberta. A análise dos questionários, bem como os resultados obtidos na OBA, indica que os jogos desenvolvidos cumpriram seus objetivos, contribuindo para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra de forma divertida, didática e prazerosa. O trabalho desenvolvido com estas ferramentas didáticas para o estudo de Astronomia produziu um espaço privilegiado de construção e popularização do conhecimento científico com um olhar crítico e construtivo, que, por muitas vezes, é ignorada no trabalho escolar cotidiano.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.