Remoção de alumínio por via biotecnológica
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2015.129902Palavras-chave:
Remoção, bactéria, alumínioResumo
A água é considerada como a base para o desenvolvimento humano e dos demais seres-vivos. Para minimizar os efeitos gerados por agentes externos e ambientais as águas passam por uma série de tratamentos. De forma natural as águas possuem elementos físicos, químicos e biológicos que as caracterizam e indicam o tipo adequado de tratamento a ser feito. Dentre os agentes químicos está o alumínio (Al23-), o qual além de ser encontrado de maneira natural, é também adicionado no processo de tratamento de água na etapa de coagulação como agente clarificante. O alumínio é considerado um dos principais contaminantes que precisa ser removido com maior efetividade devido as suas características bioacumulativas e estar relacionado a doenças neuro degenerativas, como o Alzheimer. A fim de minimizar a concentração do alumínio, o presente trabalho teve como objetivo remover o mesmo com o auxilio de microrganismos. Inicialmente foram determinados os pontos ideais de pH, concentração e o tipo de alumínio a ser testado, e em seguida foram feitos ensaios de seleção com bactérias previamente isoladas de manguezal e de planta de biodiesel. Uma redução de 30,67% do alumínio existente no meio foi evidenciada com a bactéria ANAE 02 isolada de manguezal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.