Análise da interação proteica na evolução do câncer
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2015.119901Palavras-chave:
bioinformática, expressão gênica, barreira anti-câncerResumo
A ativação das vias dos mecanismos de manutenção do genoma (MMG), tais como: ciclo celular (CC), resposta ao dano no DNA (RDD) e apoptose (APO), contribuem significativamente para o desenvolvimento tumoral. Em estudos anteriores, foram verificados em processos pré-cancerosos há ativação de uma barreira anti-câncer, que é responsável pela prevenção da progressão tumoral. A identificação dos genes expressos durante a ativação da barreira anti-câncer, associadas com as interações nas vias MMG, tornam-se uma complementariedade ao estudo da evolução do câncer. Neste trabalho, o objetivo foi investigar a ativação dos genes das vias MMG em pré-câncer da glândula adrenal, cólon, pâncreas e folículos da tireoide, usando redes de interação entre proteínas. Para descrever este estudo foi proposta a modelagem das redes de interação entre as proteínas das vias MMG usando o software Cytoscape. Os resultados obtidos com os genes destacados em expressão e quantidade de interações foram comparados com os resultados de publicações anteriores e reconfirmaram a relevância dos genes CDKN1A, CHEK1, ATR, TP53, MRE11A e XRCC4. A análise por vias permitiu a identificação de outros genes complementares aos trabalhos anteriores, como os genes SKP2, CCNO, FADD, RAD50, NBN, BIRC3, CDK2 e XRCC6. Estes genes estão associados e complementam os estudos sobre a ativação da barreira anti-câncer. Estas considerações realçam a importância de observar todo o contexto biológico sistêmico e imersivo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.