Instrumentação e Calibração de célula de Carga para uso em Pavimentação

Autores

  • Felipe Simões Bacelar Universidade Federal de Sergipe
  • Fernando Silva Albuquerque Universidade Federal de Sergipe
  • Genésio de Souza Neto Universidade Federal do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2015.113309

Palavras-chave:

pavimentação, instrumentação, tensões principais

Resumo

Pavimentos são estruturas que sofrem desgaste com o tempo por conta do tráfego, ou seja, com a passagem de carga sobre a via. Os tipos de dano mais comuns aos pavimentos são aqueles causados pelo acúmulo de cargas ao longo do tempo, propiciando a fadiga em camadas cimentadas e o cisalhamento de camadas granulares. Para auxiliar na análise de tensões que resultam nesses danos, esta pesquisa propõe definir diretrizes para a confecção e calibração de células de carga para realizar instrumentação de pavimentos rodoviários. Este instrumento permite que se conheça o real estado de tensões em camadas do pavimento, assim fornecendo subsídios a definição de critérios de projeto a partir de observações em campo. Para tanto, foi realizada a calibração da célula de carga de forma estática, situação muito semelhante à utilizada em ensaios quase-estáticos (5 km/h) para obtenção de linha de influência de deflexões no pavimento. Nesta etapa também foi possível observar que a resposta elétrica da célula de carga, para uma situação com confinamento, foi o dobro em comparação a uma situação sem confinamento.

Biografia do Autor

Felipe Simões Bacelar, Universidade Federal de Sergipe

http://lattes.cnpq.br/0400570917464753

Fernando Silva Albuquerque, Universidade Federal de Sergipe

http://lattes.cnpq.br/4389914188156645

Genésio de Souza Neto, Universidade Federal do Brasil

http://lattes.cnpq.br/2233572616184547

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Publicado

2015-11-14

Como Citar

Bacelar, F. S., Albuquerque, F. S., & Neto, G. de S. (2015). Instrumentação e Calibração de célula de Carga para uso em Pavimentação. Scientia Plena, 11(11). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2015.113309

Edição

Seção

1º Seminário de Engenharia Civil