Identificação in loco de atividades facilitadoras no processo construtivo de alvenaria estrutural junto aos gerentes de obra
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2015.113302Palavras-chave:
atividades facilitadoras, construção enxuta, modelo de Integração.Resumo
O presente trabalho estuda a problemática da identificação de falhas na produção de edificações em alvenaria estrutural na busca de ações (boas práticas) que agreguem valor ao produto construído, chamadas aqui de atividades facilitadoras. Essas atividades quando inseridas no sistema de produção impedem ou minimizam as interrupções no trabalho. Elas podem estar incorporadas no processo ou auxiliá-lo. O objetivo da pesquisa foi identificar atividades facilitadoras no processo construtivo de elevação de alvenaria estrutural e investigar seu reconhecimento pelos gerentes. Buscou-se fazer uma conexão entre a Construção Enxuta e a prática cotidiana no canteiro de obra estudado. A metodologia aplicada contemplou pesquisa bibliográfica e estudo caso. O estudo realizou objetivos com características descritivas e baseou-se em um modelo de integração de atividades. Foi escolhido um empreendimento para investigação e coleta de dados que em seguida foi observado in loco. Entrevistas não estruturadas com a equipe técnica da obra foram realizadas. Utilizou-se também outras ferramentas como: registros fotográficos; consulta a projetos e elaboração de fluxos físicos (fluxograma). Como resultado, foi possível distinguir atividades facilitadoras e falhas no canteiro de obra analisado. As principais boas práticas e falhas identificadas a partir da aplicação da metodologia estavam ligadas aos insumos, classificando o fluxo e a gestão de materiais como pontos estratégicos no canteiro de obra. O estudo contribui para a disseminação de ideias enxutas na construção civil, a partir da proposição de atividades que propiciam o aumento da racionalidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.