A influência do PIBID no processo de formação inicial dos licenciandos em química da UFS/São Cristóvão

Autores

  • Laís Menezes Universidade Federal de Sergipe
  • Wandson Santos
  • Genisson Barbosa
  • José Fernando Macedo
  • Lucas Santos
  • Edson José Santana
  • Maynara Menezes
  • Sigouveny Cruz
  • Yago Farias
  • Eliana Midori

Palavras-chave:

PIBID, formação inicial, Química.

Resumo

O presente trabalho apresenta alguns apontamentos que resultam de uma pesquisa sobre a formação inicial de professores na perspectiva das políticas públicas. A delimitação escolhida neste trabalho para pensar políticas públicas que retomem a centralidade da pesquisa nos processos pedagógicos é o Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência (PIBID). A reflexão aqui proposta buscou construir um estudo a fim de avaliar sua influência frente ao processo de formação dos licenciandos do curso de Química, especificamente, os bolsistas da Universidade Federal de Sergipe (UFS)/Campus São Cristóvão, ingressantes ao edital 2014/1. Os resultados evidenciaram que foi possível verificar, mesmo que “precocemente”, a influência do PIBID a favor do aperfeiçoamento dos currículos e da prática em sala de aula, e auxiliar na melhoria da qualidade do ensino de química. 

Biografia do Autor

Laís Menezes, Universidade Federal de Sergipe

http://lattes.cnpq.br/8824297111000984

Wandson Santos

 http://lattes.cnpq.br/1575350813698861

Genisson Barbosa

http://lattes.cnpq.br/4415260592610735

José Fernando Macedo

http://lattes.cnpq.br/3720990598641830

Lucas Santos

http://lattes.cnpq.br/1131629410192288

Maynara Menezes

http://lattes.cnpq.br/3643603605607171

Sigouveny Cruz

http://lattes.cnpq.br/9361460747437537

Yago Farias

http://lattes.cnpq.br/7993818532012589

Eliana Midori

http://lattes.cnpq.br/8137586721918798

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Publicado

2015-06-17

Edição

Seção

Escola de Verão em Educação Química e Seminário Integrador do PIBID/Química