Senso comum e ciência na comunidade de Limoeiro

Autores

  • Rafael Pina Lima Universidade Federal de Sergipe
  • Ivanildo Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Edson José Wartha Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Senso comum, Conhecimento científico, Conhecimento escolar.

Resumo

Neste estudo, de cunho exploratório, buscou-se identificar aproximações e distanciamentos entre ideias do senso comum e do conhecimento científico relacionado a dois eixos temáticos propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino de Ciências no Ensino Fundamental. Os eixos foram Tecnologia e Sociedade e Terra e Universo. Os resultados indicam que há um distanciamento maior entre os modelos científicos e os modelos do senso comum para explicar determinados fenômenos no eixo Terra e Universo. Tal indício nos faz concluir que há uma deficiência na abordagem de astronomia no Ensino Fundamental ou que, para a comunidade, os modelos científicos não fazem o menor sentido, ou seja, são eles alternativos.

Biografia do Autor

Rafael Pina Lima, Universidade Federal de Sergipe

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Químico graduado em Licenciatura (2013) pela Universidade Federal de Sergipe - Campus Prof. Alberto Carvalho (UFS/Campus Itabaiana).

Ivanildo Santos, Universidade Federal de Sergipe

Aluno de graduação em Química pela Universidade Federal de Sergipe - Campus Prof. Alberto Carvalho (UFS/Campus Itabaiana).

Edson José Wartha, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Ensino de Ciências pela USP (2013). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Sergipe e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe.

Downloads

Publicado

2015-06-17

Como Citar

Lima, R. P., Santos, I., & Wartha, E. J. (2015). Senso comum e ciência na comunidade de Limoeiro. Scientia Plena, 11(6). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/2522

Edição

Seção

Escola de Verão em Educação Química e Seminário Integrador do PIBID/Química

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)