Senso comum e ciência na comunidade de Limoeiro
Palavras-chave:
Senso comum, Conhecimento científico, Conhecimento escolar.Resumo
Neste estudo, de cunho exploratório, buscou-se identificar aproximações e distanciamentos entre ideias do senso comum e do conhecimento científico relacionado a dois eixos temáticos propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino de Ciências no Ensino Fundamental. Os eixos foram Tecnologia e Sociedade e Terra e Universo. Os resultados indicam que há um distanciamento maior entre os modelos científicos e os modelos do senso comum para explicar determinados fenômenos no eixo Terra e Universo. Tal indício nos faz concluir que há uma deficiência na abordagem de astronomia no Ensino Fundamental ou que, para a comunidade, os modelos científicos não fazem o menor sentido, ou seja, são eles alternativos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.