Química: aos “olhos” de estudantes do Ensino Médio
Palavras-chave:
Química, Curiosidade, Estudantes.Resumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar as ideias trazidas para a sala de aula, pelos estudantes da Educação Básica – Ensino Médio 1º, 2º e 3º Ano, sobre a química. Aos alunos foi solicitado pelo professor das turmas que escrevessem “Quais ideias que a palavra Química lhe sugere quando lê ou escuta” e que construíssem “Uma pergunta que possa ser respondida com o auxílio da Química”. Participou da pesquisa o total de 113 alunos das três séries finais da educação básica. Com a análise dos dados percebeu-se que nas séries iniciais do 1º e 2º ano do Ensino Médio tanto as ideias que tem da química como a pergunta formulada pelos estudantes tinham relação com o ano letivo anterior, talvez por ser mais recente e de lembrança fácil para eles ou foram dúvidas que não foram sanadas. No 3º ano do Ensino Médio a temática mais recorrente foi à experimentação nas ideias trazidas pelos estudantes e como nas outras séries as perguntas foram trabalhadas em sala de aula pelo professor, por meio de pesquisas, textos, experimentos e os próprios conteúdos do ano letivo. É perceptível para o docente que as ideias trazidas pelo aluno para a sala de aula proporcionam maior participação deles no processo de ensino-aprendizagem, tanto no que se refere a participar ativamente das aulas como direcionar o planejamento do professor para a realidade dos estudantes.Downloads
Publicado
2015-06-17
Como Citar
Silva, G. S. da, & Santos, D. O. (2015). Química: aos “olhos” de estudantes do Ensino Médio. Scientia Plena, 11(6). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/2521
Edição
Seção
Escola de Verão em Educação Química e Seminário Integrador do PIBID/Química
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.