Abordagem de pigmentos naturais no Ensino de Química através de experimentação
Palavras-chave:
Pigmentos. Experimentação. .Ensino de química.Resumo
O presente trabalho tem como finalidade apresentar aos alunos do Ensino Médio a importância dos pigmentos naturais; desde suas características nutritivas, quanto químicas, além da experimentação, extraindo pigmentos naturais através das verduras, assim como também seus principais cromóforos, formula estrutural e sua polaridade em meio a diferentes solventes. Foi realizado no Colégio Estadual Glorita Portugal, numa turma de 1º ano da seria do Ensino Médio, num total de 25 alunos, no turno matutino. Os resultados do questionário investigativo mostram que os alunos têm conhecimentos subsunçores. A partir disso a temática prosseguiu com a experimentação, onde os próprios alunos a desenvolveram, gerando discussão na sua realização. Diante disso, a experimentação em sala de aula, pode ser sim facilitadora, na junção da prática com teoria.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.