Agalaxia contagiosa em ovinos e caprinos do Estado de Sergipe: dados preliminares
Palavras-chave:
Mycoplasma agalactiae, diagnóstico e semiárido.Resumo
A agalaxia contagiosa é uma doença infectocontagiosa que acomete ovinos e caprinos e se caracteriza por mastite com diminuição na produção de leite seguida de agalaxia, poliartrites e ceratoconjuntivite. Pode ser causada por Mycoplasma agalactiae isolado ou em associação com M. mycoides subsp. capri, M. putrefaciens e M. capricolum subsp. capricolum. Apesar de ser uma doença emergente no Brasil, em alguns estados da região Nordeste se apresenta de forma endêmica. No entanto, até o momento, não há dados sobre a infecção no Estado de Sergipe. Assim, este trabalho tem como objetivo realizar um levantamento preliminar da doença em Sergipe. Foram analisados 194 soros de ovinos e caprinos procedentes das mesorregiões sertão e agreste do estado para detecção de anticorpos anti-M. agalactiae utilizando a técnica de ELISA indireto. A presença da bactéria foi pesquisada pela reação em cadeia de polimerase (PCR) em leite caprino. Todas as amostras de leite foram negativas na PCR, mas o ensaio imunoenzimatico (ELISA) revelou que 20 animais (10,3%) apresentaram anticorpos circulantes, indicando que a infecção está presente nos rebanhos estudados. Os resultados sugerem que novos estudos devem ser conduzidos para estabelecer o risco da disseminação para outros rebanhos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.