A composição da água mineral: Uma proposta de projeto para a discussão de conceitos de Hidrólise Salina

Ângelo Francklin Pitanga, Bárbara Luísa S.R. Santos, Lenalda Dias dos Santos, Letícia Bispo da Rocha, Suellen Janaína Cunha, Wendel Menezes Ferreira

Resumo


O presente artigo tem por objetivo divulgar informações relativas à execução de um projeto, uma proposta didática desenvolvida com alunos do 2º ano do Ensino Médio, usando a composição da água mineral e a hidrólise salina como tema para as discussões. O uso de imagens e de ilustrações durante as aulas e os fundamentos sobre os níveis de conhecimento químico nortearam a escolha dos recursos didáticos e a organização do projeto. Na metodologia o levantamento dos dados foi realizado através da aplicação de dois questionários. Durante o processo de análise, após a comparação das informações obtidas, ficou evidente a melhoria significativa dos índices de acerto, caracterizada por dois aspectos: primeiro, os alunos participantes passaram a apresentar discursos mais elaborados; e, segundo, conseguiram estabelecer relações entre os níveis de conhecimento.


Palavras-chave


Salt hydrolysis, Mineral water, Levels of knowledge, Images and graphics.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Scientia Plena

Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.