Susceptibilidade antimicrobiana de Staphylococcus coagulase positiva isolados de vacas com mastite em Sergipe
Palavras-chave:
mastite, tetraciclina e resistência.Resumo
Este estudo objetivou avaliar a susceptibilidade antimicrobiana de isolados Staphylococcus coagulase positiva (SCP) de amostras de leite de vacas com mastite clínica e subclínica em Sergipe. Foram isoladas cepas SCP a partir de amostras de leite de vacas com mastite, as quais foram submetidas ao teste de susceptibilidade a antimicrobianos pelo método de difusão com discos. Do total de amostras coletadas, 92,7% (102/110) foram de animais com mastite subclínica e 7,3% (8/110), com mastite clínica. Foram obtidas 79 cepas SCP em 24,5% (27/110) das amostras. O antimicrobiano que apresentou maior resistência foi tetraciclina, observada em 41,7% (33/79) dos isolados e, resistência intermediária, em 1,3% (1/79). Resistência intermediária foi constatada também à ciprofloxacina, 21,5% (17/79) e eritromicina, 70,8% (56/79). Foi possível detectar a resistência à tetraciclina entre os isolados, além de correlacioná-la ao uso abusivo e inadequado deste antimicrobiano por produtores da região.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.