Estratégias de Comunicação para o Ambiente Rural: Abordagem em Sistema Agropecuário Sustentável para Transferência de Tecnologias
Palavras-chave:
abordagem participativa, agricultura familiar e transferência de tecnologias.Resumo
O presente trabalho teve por finalidade analisar as formas de comunicação entre técnicos e agricultores familiares utilizadas na construção participativa para instalação das Unidades Demonstrativas em Sistema Agropecuário Sustentável, de maneira que a construção do conhecimento derivou do coletivo e respeitando as decisões e os saberes locais dos agricultores. A experiência demonstrou que a construção coletiva do conhecimento aliada a uma boa comunicação muita das vezes interpessoal, traz mais benefícios do que apenas levar a informação em seu processo final. Para a análise da proposta metodológica do Sistema Agropecuário Sustentável foram utilizados os relatórios, memórias e demais registros, tais como fotos, vídeos e depoimentos coletados nos diversos momentos de interação oportunizados ao longo do Projeto. Especial atenção foi dada aos momentos das reuniões realizadas com todos os atores mediante metodologias participativas, de forma que evidenciasse a diferença dessa abordagem em relação às abordagens tradicionais para tecnologia. Observou-se assim que os resultados obtidos com a implantação do Sistema Agropecuário Sustentável são relevantes e demonstram que a forma de diálogo utilizada pela Embrapa indica ser positiva produzindo um efeito multiplicador no que se refere às questões tecnológicas, facilitando o entendimento das partes e promovendo uma maior adoção das tecnologias e boas práticas agropecuárias implantadas no Sistema Agropecuário Sustentável.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.