Hemodinâmica da infecção por Anaplasma marginale em bezerros Girolando
Palavras-chave:
Anaplasmose, carrapato e bovinosResumo
O presente trabalho tem como objetivo estudar a hemodinâmica da infecção por A. marginale em bezerros Girolando criados no município de São Cristovão-SE. Foram utilizados 24 bezerros (12 fêmeas e 12 machos), criados em regime semi-intensivo. Foi observado nos bezerros grande presença de carrapatos Boophilus microplus, baixo escore corporal, apatia, mucosas pálidas, fezes diarreicas e pirexia. Para o combate do quadro foi estabelecido tratamento com anti-helmíntico, anti-ectoparasita e dipropionato de imidocarb, suplemento vitamínico. Os animais foram monitorados durante oito semanas para estudo dos parâmetros hematológicos e mensuração da proteína e fibrinogênio, além da pesquisa de hemoparasitas após a instituição dos tratamentos. O melhor status hematológico observado nos animais do rebanho ocorreu na quinta semana (He:12,1x106/mL, Hm: 10g/dL, VG: 33%, VCM: 27,5fL, HCM:8,3pg, CHCM: 30%) enquanto o valor de leucograma mais baixo foi obtido na última semana (10,3x106/ml). Em 3,1% (6/192) das lâminas para pesquisa de hemoparasitas foi detectado inclusão de corpúsculos intraeritrocitários de A. marginale. Foi observado no presente estudo que o pico de melhora clínica ocorre cerca de quatro a cinco semanas após a instituição do tratamento contra A. marginale.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.