Qualidade Microbiológica de Moluscos Bivalves - Sururu e Ostras submetidos a tratamento térmico e estocagem congelada
Resumo
Esta pesquisa visou analisar a influência da pré-cocção e da estocagem congelada na qualidade microbiológica de ostras e sururu comercializados no mercado central da cidade Aracaju-SE. As amostras adquiridas, já desconchadas, apresentaram contagens de bactérias aeróbias mesófilas e bactérias psicrotróficas correspondendo a 106 UFC/g estes mantidos durante o período de congelamento. A contaminação por coliformes totais e termotolerantes correspondeu a 1,6 x 103/g para todas as amostras analisadas. O máximo permitido pela Legislação Brasileira é de 5 x 10/g. No entanto, para os moluscos adquiridos in natura, submetidos, a imersão em água à temperatura de 95 ºC durante 5 min mostrou-se eficiente para eliminar a carga microbiana presente nas amostras deste tratamento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.