Multiplicação in vitro e indução de calos embriogênicos em híbrido de manjericão.

Andréa Santos Costa, Maria de Fátima Arrigoni Blank, Jefferson Henrique Santos Silva, Maria Fernanda Torres, Otávio Neto Almeida Santos, Arie Fitzgerald Blank

Resumo


O objetivo deste trabalho foi conduzir experimentos visando avaliar a resposta organogenética in vitro em função dos reguladores de crescimento e testar a influência do 2,4-D na indução de calos embriogênicos no híbrido de manjericão. No primeiro ensaio, o delineamento experimental foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 6x4, sendo seis concentrações de BAP  e quatro de AIA. No segundo ensaio, o delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, sendo testado quatro tipos de meios de cultura. No terceiro ensaio, o delineamento experimental foi o inteiramente casualizado com cinco concentrações de BAP. No quarto ensaio, o delineamento experimental foi o inteiramente casualizado com sete concentrações de BAP e 0,20 mg.L-1 de ANA em cada tratamento. No quinto ensaio, o delineamento experimental foi inteiramente casualizado em esquema fatorial 5x2x2, sendo cinco concentrações de 2,4-D, dois meios de cultura  e duas posições da folha. A ausência de BAP e AIA, no meio, proporcionou maior número de folhas e brotos, e maiores massa fresca e seca de parte aérea nos explantes. A regeneração de brotos via organogênese direta ocorreu quando os explantes foram cultivados com 0,8 mg.L-1 de BAP e na organogênese indireta  com 1,9 mg.L-1 de BAP. O 2,4-D proporcionou a formação de calos com características embriogênicas nos meios de cultivos testados independente da posição foliar. As concentrações de 0,5 e 1,0 mg.L-1 2,4-D nos meios MS e MT com a folha na posição abaxial apresentaram maior quantidade de células embriogênicas e formação de embriões globulares.


Palavras-chave


organogênese direta e indireta; carmim acético; hiperidricidade.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Scientia Plena
Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.