Avaliação do conteúdo sobre problemas ambientais em livros didáticos de Biologia

Autores

  • Guilherme Malafaia Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
  • Dieferson da Costa Estrela UFG - Câmpus Samambaia
  • Abraão Tiago Batista Guimarães IF Goiano - Câmpus Urutaí
  • Wellington Alves Mizael da Silva IF Goiano - Câmpus Urutaí
  • Bruna de Oliveira Mendes IF Goiano - Câmpus Urutaí
  • Taynara Carvalho Ribeiro IF Goiano - Câmpus Urutaí
  • Aline Sueli de Lima Rodrigues IF Goiano - Câmpus UrutaíAvaliação do conteúdo sobre problemas ambientais em livros didáticos de Biologia

Palavras-chave:

recursos didáticos, livros textos, meio ambiente

Resumo

O presente estudo teve como objetivo avaliar o conteúdo sobre problemas ambientais presente em livros didáticos de Biologia utilizados no Ensino Médio. Cinco obras foram avaliadas, considerando os seguintes critérios: atualização; conteúdo teórico; uso e qualidade de elementos gráficos e abordagem pró-aprendizagem. Os resultados demonstram uma breve abordagem do conteúdo sobre os problemas ambientais, mas, atual e coerente com as especificidades disponíveis na literatura específica sobre as temáticas. Contudo, notou-se a ausência de informações consideradas chaves, tais como as consequências do problema ambiental para a saúde ambiental, a forma como as pessoas podem contribuir para o controle ou erradicação do problema ambiental e exemplos de atividades antrópicas que contribuem para a ocorrência do problema ambiental. Nesse sentido, este estudo reforça a necessidade de contínua avaliação dos conteúdos biológicos presentes nos livros didáticos, chama-se a atenção para a importância do olhar crítico do professor sobre o conteúdo trabalhado em sala de aula e o veiculado pelo livro didático e, por fim, contribui para a reflexão de que o livro é uma ferramenta que deve complementar o trabalho docente, mas que não deve ser o único recurso didático a ser utilizado.

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Publicado

2015-05-09

Edição

Seção

Artigos