Lixiviação e persistência do metribuzin por bioensaios
Palavras-chave:
herbicida, lâminas d’água, mobilidade.Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial de lixiviação e persistência de metribuzin aplicada em pré-emergência em amostras de solos, para compreender a dinâmica desta molécula em solos com texturas contrastantes. O metribuzin foi aplicada em Latossolo Vermelho-LV (480 gha-1) e Neossolo Quartzarênico – NQ (360 gha-1), o experimento foi conduzido em casa de vegetação. Para a lixiviação utilizou-se colunas de PVC (30 cm de comprimento). O esquema adotado foi fatorial 6 x 6, com delineamento em blocos casualizados com seis repetições e os fatores estudados foram as lâminas de água (0, 20, 40, 60, 80 e 100 mm) e profundidades (0-5, 5-10, 10-15, 15-20, 20-25 e 25-30 cm) das colunas. Para persistência foram utilizados vasos de plástico de 5 dm³, com diferentes épocas de aplicações distribuídos em blocos casualizados em esquema fatorial 4x3 com três repetições, os fatores estudados foram doses (0; 480 e 360 gha-1) e o período de tempo entre a aplicação do herbicida (0, 25, 50 e 75 DAA – dia após a aplicação). Na avaliação de porcentagem de controle utilizou-se bioindicador (Cucumis sativus) para os dois experimentos. O metribuzin apresentou alto potencial de lixiviação em ambos os solos, e quanto maior a lâmina de água aplicada, maior profundidade alcançada e um eficiente controle de bioindicador em camadas afetadas. O metribuzin apresentou baixa persistência no solo argiloso e arenoso com a utilização de ambas as doses. Contudo, em solo arenoso a persistência não foi influenciada com o período entre a aplicação e a semeadura do bioindicador.Downloads
Publicado
2015-05-09
Como Citar
Ben, A. K. A. N., Possamai, A. C. S., Cardoso, W. S., Ben, R., Castro, E. B., Belapart, D., & Mendes, K. F. (2015). Lixiviação e persistência do metribuzin por bioensaios. Scientia Plena, 11(5). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/2159
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.