Representações da mulher na propaganda durante a ditadura militar no Brasil
Palavras-chave:
História das Mulheres, História da Propaganda e Publicidade, Ditadura Civil-Militar.Resumo
A história da publicidade permite considerar que a imagem da mulher é continuamente veiculada a partir de estereótipos construídos para o gênero, os quais invariavelmente acentuam uma condição de subalternidade feminina. Analisar representações de mulheres na publicidade constitui o objetivo geral do presente trabalho, em específico, as veiculadas na mídia impressa durante o período caracterizado pela ditadura civil militar no Brasil (1964-1985) e disponíveis on-line. Desse modo são apresentados alguns anúncios que trazem por temática a mulher na publicidade durante a ditadura no Brasil. Entre outros resultados, ressalta-se que, apesar da ditadura ser caracterizada, sobretudo, pela repressão e negação dos direitos civis, as mulheres transgrediram a ordem estabelecida, demarcando uma ruptura e problematizando a tradicional hierarquia de gênero, ainda que nem sempre a publicidade tenha representado esse fato em seus modos de produção. Pelo contrário, algumas vezes chegou a desconsiderar o protagonismo político feminino, desconstruindo ou minimizando a mulher como sujeito ativo da história.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.