AVALIAÇÃO DE RISCO CARDIOVASCULAR EM IDOSOS SEGUNDO OS CRITÉRIOS DE FRAMINGHAM
Palavras-chave:
idosos, risco cardiovascular, critérios de framingham.Resumo
Avaliar o risco de evento cardiovascular (ECV) em idosos hipertensos e diabéticos do município de Tucano (BA) segundo o escore de risco de Framingham (ERF). Estudo transversal, descritivo com abordagem quantitativa, realizado com 25 idosos de ambos os gêneros, acompanhados pelo Programa HIPERDIA do referido município. Realizou-se exames clínicos e laboratoriais para dosagem sérica de HDL-C, LDL-C, CT, glicemia de jejum, pressão arterial sistólica (PAS) e diastólica (PAD), medidas antropométricas, características sócio-demográficas, comportamentais e hábitos de vida. Para análise dos dados, foram elaboradas estatísticas descritivas por meio de frequências absolutas (F) e relativas (%), cálculo das médias, desvio padrão, correlação de Pearson e calculado o risco cardiovascular segundo ERF. Observou-se 68% da amostra eram do sexo feminino; as médias de idade foram 70,50 (± 8,97) para homens e de 70,70 (± 8,24) para as mulheres. O risco de ECV em 10 anos, de acordo com o ERF, foi de 60% da amostra geral, classificada na faixa de alto risco. Entre os gêneros, observou-se que os homens (75%) e as mulheres (53%) estavam classificados nessa faixa. Aplicando a correlação de Pearson, observou-se correlação positiva entre as variáveis PAS e PAD (r = 0,9; IC = 0.8 a 0.96); CT e PAS (r = 0,17; IC -0,24 a 0,53; p = 0,4004); CT e PAD (r = 0,29; IC -0,12 a 0,62; p = 0,1546). Os profissionais de saúde devem implementar estratégias de promoção da saúde estimulando hábitos saudáveis, prevenindo complicações e promovendo melhoria na qualidade de vida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.