Produção de enzimas por Aspergillus spp. sob fermentação em estado sólido em casca de café
Palavras-chave:
Atividade enzimática, fungos filamentosos, resíduos agroindustriaisResumo
O emprego de resíduos agroindustriais como matéria prima em bioprocessos representa uma alternativa econômica e de balanço ambiental. O objetivo deste estudo foi avaliar a produção de amilase, CMCase, avicelase e pectinase por três linhagens de Aspergillus spp. (LEMI 1, LEMI 2 e LEMI 3) cultivados sob fermentação em estado sólido em casca de café, ao longo de 21 dias. Os resultados indicaram que todos os isolados fúngicosforam hábeis em produzir todas as enzimas avaliadas. Maior atividade de amilase foi registrada aos 12 dias de fermentação (178,36 nKat.g-1) para o isolado LEMI 3. Este isolado apresentou também os melhores resultados para CMCase (63,34 nKat.g-1), porém em um tempo menor de fermentação (3 dias). Para avicelase e pectinase, o isolado LEMI 2 foi o que proporcionou maior atividade destas enzimas, aos 21 dias de fermentação (36,67 e 103,35 nKat.g-1, respectivamente). Independente dos isolados fúngicos, o tempo de fermentação influenciou a atividade de todas as enzimas, sendo que para amilase e CMCase, maiores atividades foram registradas nos tempos iniciais de fermentação enquanto, para avicelase e pectinase, maiores atividades enzimáticas foram verificadas nos tempos finais de fermentação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.