Mapas conceituais no ensino de Biologia: Um estudo sobre aprendizagem significativa
Palavras-chave:
Mapas conceituais, Ensino de Biologia, Aprendizagem SignificativaResumo
Um dos objetivos da educação é promover a aprendizagem significativa de conteúdos das diferentes áreas da ciência. Todavia, mensurar o grau de conhecimentos adquiridos pelos alunos, de forma a construir mudanças significativas em seus sistemas conceituais não é uma tarefa fácil. Para tanto, alguns autores recomendam ao educador, o uso de mapas conceituais como forma de avaliação da aprendizagem. Diante do exposto, o presente artigo objetiva analisar os efeitos da utilização de mapas conceituais como forma de avaliação da aprendizagem significativa de conteúdos de Biologia em uma turma de 1º ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino, no município de Lagarto – SE. Para tanto, foram realizadas aulas de intervenção na turma proposta, a fim de explorar várias atividades referentes ao tema “Divisão Celular”. Ao término das atividades, os alunos foram avaliados mediante a análise de mapas conceituais construídos por eles. Em seguida, os aprendizes responderam um questionário, a fim de verificar a percepção dos mesmos diante desse método de avaliação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.