Gestão do conhecimento na implementação de um processo de inovação
Palavras-chave:
Conhecimento, Inovação, ComplexidadeResumo
A mudança de paradigma pela visão do indivíduo dentro de um contexto de modernidade e globalização, com uma visão abrangente e universal do pensamento complexo, deve levar em consideração o todo, o desenvolvimento cognitivo, e a inserção da autonomia substituindo as relações de autoridade. Nesse contexto o estudo visou conhecer o processo de inovação de uma fabricante de molas pneumáticas e, a partir disso, realizou-se uma análise de como as ações de inovação transcorreram no processo apresentado. Este estudo teve caráter exploratório, onde o instrumento de coleta de dados foi a entrevista, a qual foi interpretada e percebeu-se que a empresa não utiliza as ferramentas de gestão do conhecimento, por isso os processos de inovação apresentam dificuldade especialmente no que diz respeito à implementação de uma nova tecnologia. Faz-se necessário uma visão voltada para a gestão do conhecimento, da complexidade e da aprendizagem para vislumbrar uma inovação sustentável.Downloads
Publicado
2011-12-13
Como Citar
da Cruz, M. R., Camargo, M. E., Severo, E. A., Nodari, C. H., Olea, P. M., & Dorion, E. (2011). Gestão do conhecimento na implementação de um processo de inovação. Scientia Plena, 7(11). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/203
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.