Utilização do microhábitat e comportamento de duas espécies de lagartos do gênero Tropidurus numa área de Caatinga no Monumento Natural Grota do Angico
Resumo
Um estudo sobre os padrões de comportamento e utilização do microhábitat por Tropidurus semitaeniatus e Tropidurus hispidus foi conduzido em área de caatinga no Monumento Natural Grota do Angico, Poço Redondo, Sergipe, nos leitos dos riachos Angico 1 e Angico 2 com afloramentos rochosos, sujeito a chuvas concentradas durante período curto do ano, onde T. semitaeniatus e T. hispidus ocorrem simpatricamente. A metodologia utilizada foi a de busca ativa, no período entre 10:00 h e 14:00 h, com todo o caminho percorrido sendo sistematicamente vistoriado. Os espécimes encontrados foram observados através do método animal focal com observação durante cinco minutos para registro dos comportamentos realizados. Além disso, foram registradas informações como horário, atividade, microhábitat e condições do tempo e da exposição dos lagartos. Calculou-se a largura de nicho utilizando o índice de diversidade de Simpson. Durante o período de estudo as duas espécies apresentaram-se ativas, com distribuição uniforme e exposição ao mosaico, sol e sombra, provavelmente para evitar superaquecimento, o que poderia causar desarranjos fisiológicos ou até mesmo a morte. Com relação à atividade e substratos utilizados, os Tropidurus foram observados normalmente parados sobre rochas em áreas com predominância de herbáceas, correndo logo após a aproximação do observador e se refugiando em diversos substratos como rocha, solo e bromélias. Na área de caatinga considerada, o T. hispidus utiliza mais categorias de microhábitat provavelmente em razão da presença de T. semitaeniatus nos locais com afloramentos de rocha, locais estes onde provavelmente o T. semitaeniatus é melhor adaptado principalmente devido ao acentuado achatamento dorso-ventral apresentado por esta espécie.
Palavras-chave: Tropidurus, Caatinga, microhábitat, comportamento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.