Produção de mudas de moranga e abóbora irrigadas com água biossalina
Palavras-chave:
Cucurbita maxima Duchesne, C. moschata Duchesne, salinidade, água residuáriaResumo
O uso de águas salina na agricultura é adotado como alternativa a escassez de águas de melhor qualidade. A utilização de efluentes de piscicultura na produção de mudas de hortaliças é uma atividade rentável, além de promover benefícios ambientais. A produção de mudas de abóboras apresenta benefícios em relação à semeadura direta, pois o baixo vigor das sementes prejudica a produtividade da cultura. Assim, o objetivo do trabalho foi avaliar a qualidade de mudas de moranga e abóbora jacarezinho irrigadas com biossalina. O experimento foi conduzido em casa de vegetação e em delineamento experimental inteiramente casualizado, com cinco tratamentos (0, 33, 50, 67 e 100% de água biossalina) e quatro repetições. Aos 14 dias após a semeadura, foram avaliados o porcentagem de emergência, comprimento de parte aérea e raiz, massa fresca e seca de parte aérea e raiz; e condutividade do substrato. A água biossalina pode ser utilizada nas concentrações de 33 e 50 %, para produção de moranga e jacarezinho, respectivamente, sem afetar o seu desenvolvimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.