Formação de mudas de melancia em função de diferentes concentrações e formas de aplicação de bioestimulante
Palavras-chave:
Citrullus lanatus, plântulas, regulador vegetalResumo
Neste trabalho objetivou-se avaliar o efeito de diferentes concentrações e formas de aplicação de bioestimulante na germinação e produção de mudas de melancia cv. Crimson Sweet. O primeiro experimento foi realizado em estufa tipo BOD, avaliando-se a germinação e o vigor em função das dosagens do bioestimulante Stimulate® (0; 2,5; 5,0; 7,5 e 10 mL Kg-1)aplicadasvia semente. O segundo experimento foi conduzido em casa de vegetação, onde os tratamentos aplicados foram os mesmos que do primeiro experimento, determinando-se a emergência e o desenvolvimento de plântulas. No terceiro experimento, as plântulas foram pulverizadas com Stimulate® nas dosagens: 0; 0,25; 0,5; 0,75 e 1%, avaliando-se o comprimento da parte aérea e da raiz, número de folhas e massa seca da raiz e parte aérea. Nos três experimentos foi utilizado o delineamento experimental inteiramente casualizado com 5 tratamentos e 5 repetições. Concentrações de 5 e 7,5 mL Kg-1 favoreceram a porcentagem de plântulas normais. Entretanto, não houve efeito da aplicação de Stimulate® via sementes na porcentagem de emergência e desenvolvimento de plântulas de melancia. A aplicação foliar na concentração de 0,5% promoveu a produção de mudas com maiores diâmetros de colo.Downloads
Publicado
2014-10-12
Como Citar
Silva, M. J. R. da, Bolfarini, A. C. B., Rodrigues, L. F. O. S., Ono, E. O., & Rodrigues, J. D. (2014). Formação de mudas de melancia em função de diferentes concentrações e formas de aplicação de bioestimulante. Scientia Plena, 10(10). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1949
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.